Geográfia

3


Cap 16 - Região Norte



-Região mais extensa do BR
-Abrange grande parte de população indígena
-Distingue pelo clima quente e chuvoso
-Grande Parte do território da região norte é ocupada por paisagens naturais
-A Floresta Amazônica é a formação vegetal que mais se destaca nessa região.
-Biodiversidade é a variedade de espécies de seres vivos que habitam em determinado ambiente .
-No caso da Amazônica é uma da maiores do mundo pois é composta por uma grande quantidade de espécies vivas  (biodiversidade) .
-Outro Aspecto marcante é que ainda existem muitas especies desconhecidas .
-No ambiente amazônico o clima é quente e úmido , rios  caudalosos devido o clima chuvoso, a foma do relevo é plana
-A rede hidrográfica da região norte é formada por muitos rios,bastantes extensos 
-O mais importante são o da Amazônica e Tocantis 
-Os rios da Região Norte correm sobre áreas de planalto e depressões.
--Os solos mais férteis da Amazônica encontradas ao longo das varzas
-Essas áreas são inundadas nas épocas de cheias
-Os demais solos são em sua maior parte  pobre em nutrientes 






 Cap 14 - Região Sul


-No inicio ocupada por povos indígenas, exceto na área litorânea
-Governo passou a promover o povoamento dessa região por meio de imigrantes europeus
-Imigrantes chamados de colonos passaram a desenvolver o cultivo de vários produtos agricolas e criação de animais,principalmente gado leiteiro, suínos e aves
-Nas áreas colonizadas pelos emigrantes surgiram pequenos povoados, mais tarde deram origem a diversas cidades.
-Os imigrantes partiram a procura de novas terras, a0nde pudesse desenvolver a pratica da pecuária.
-Área de maior concentração populacional é em Curitiba e Porto Alegre
-Nas ultimas 3 décadas, o numero de habitantes aumentaram em razão do êxodo rural
-Entre tanto o numero de empregos não cresceu na mesma proporção.
-Na Região Sul fatos como o avanço das lavouras monocultoras e a 
mecanização das atividades agropecuária provocaram diversas migrações






 clique aqui  --> Vocabulários










Um pouco mais da região sul



A região sul é formada pelos EstadosdeSanta Catarina (capital Florianópolis),Rio Grande do Sul(capital Porto Alegre), eParaná(Capital Curitiba).

O clima predominante na região é  o subtropical, exceto no norte do Estado do Paraná onde predomina o clima tropical. Mas, o clima na região sul apresenta grandes bulletvariações, sendo o responsável pelo registro das temperaturas mais baixas do Brasil no inverno.

Nas regiões de clima mais ameno a vegetação típica é a floresta de araucárias(pinhais), enquanto que em boa parte do Rio Grande do Sul, podemos encontrar extensas pradarias, ou campos naturais, chamados de “pampas” ou “campos sulinos”.

Esta configuração climática foi um dos fatores que fez com que a região sul do Brasil fosse o destino de grande parte dos imigrantes europeus, principalmente da Alemanha e Itália que vieram para a região trazendo consigo seus costumes e tradições celebrados até hoje em festas típicas da região sul como: o Oktoberfest, festa típica de origem alemã celebrada anualmente em Blumenau (SC) e que já se tornou a segundo maior festa alemã do mundo perdendo apenas para a festa original realizada em Munique (Alemanha); e a “Festa da Uva”, realizada em Caxias do Sul (RS) a cada dois anos, inicialmente para celebrar a colheita da uva(ou vindima), tradição deixada pelos italianos.



Tradicionalmente, a agropecuária é a principal atividade econômica da região sul. Mas esta região também conta com um contingente bastante desenvolvido de indústrias (principalmente alimentícias) e com a mecanização agrícola que a colocam no segundo lugar brasileiro em geração de renda (perdendo apenas para a região sudeste).
Outro setor que merece destaque é o de geração de energia. Fica no Paraná, na divisa com Paraguai, uma das três maiores usinas hidrelétricas do mundo, a usina de Itaipu.
fonte: sãofrancisco

  






Região sul do Brasil



· Agricultura (principais produtos agrícolas): soja, trigo, arroz,
 algodão,cana-de-açúcar, laranja, uva, café, erva-mate.

·Economia: bem diversificada e desenvolvida. Destacam-se as indústrias de transformação, automobilística, têxtil, alimentícia, produtos eletrônicos e tecnológicos. A área de serviços também é muito importante, destacando-se o turismo nas cidades litorâneas, principalmente, de Santa Catarina. O comércio também é bem movimentado em toda região Sul.
·Social:Grande parte das cidades da região sul apresenta ótimos índices sociais e de qualidade de vida.· Turismo: as cidades litorâneas possuem uma excelente infra-estrutura turística (aeroportos, pousadas, hotéis, parques, etc). As praias se destacam pelas belezas naturais, principalmente no litoral catarinense. Há também o turismo histórico-cultural, com cidades de arquitetura do período da colonização italiana e alemã (final do século XIX e início do XX).

· Cultura: muitas cidades do sul do país foram fundadas por colonos alemães e italianos. Portanto, a cultura desta região é fortemente marcada pela influência cultural destes países europeus. Festa típicas, danças, músicas e a culinária são marcadas por traços alemães e italianos.
Na culinária podemos destacar o arroz carreteiro, chimarrão e churrasco (típicos do Rio Grande do Sul). Em Santa Catarina destacam-se os pratos a base de camarão, o marreco com repolho roxo e a bijajica. No Paraná, os pratos mais típicos são arroz com pinhão, barreado e o carneiro no buraco.



(por: nathalia ... fonte: suapesquisa)




                

Origem do churrasco


Conta a lenda que o homem só descobriu o fogo porque precisava achar uma forma de preparar um bom churrasco de dinossauro. Brincadeiras à parte. Logo após a descoberta do fogo, o homem aprendeu a assar as carnes tornando-as dessa forma mais saborosas, macias e de digestão mais fácil.
A carne assada na brasa foi importante na formação do conceito de comunidade pois, sua divisão era feita em torno da fogueira, normalmente, lugar onde as pessoas se reuniam para comer.
Se perguntar a um brasileiro quem é o criador do churrasco, ele certamente responderá que é um gaúcho. Se perguntar a um argentino ele dirá que foi um conterrâneo e, assim por diante.
Assar carnes na brasa ou fogo tem sido um dos métodos mais utilizados pelo homem e as mais diversas culturas se utilizam deste método de cozimento. Portanto o churrasco é universal. Não podemos atribuir sua invenção a nenhum povo em especial. É claro que algumas culturas são mais criativas do que outras, bem como algumas regiões mais ricas em ingredientes. Isso sim faz a diferença e demonstra a criatividade de cada cultura.
(por: nathalia)






Historia do Chimarrão




(video feito por : nathalia)

    



3 comentários:

Fátima disse...

Adorei Nath!
Parabéns a ambas pela iniciativa!
Bjs.

Nat Souza disse...

Muito Obrigado Professora ! Volte Sempre! Bjss ♥

thiago disse...

Gostei :)

Postar um comentário